Orientação
Filosofia Prática Aplicada à Educação
Projecto de Actividade 2007/08
1. Objecto da Actividade

Proponho realizar sessões individuais de 30 minutos de Apoio Pessoal e Orientação Pedagógica para Alunos do 10º, 11º e 12º anos que manifestem problemas pessoais, atitudes e comportamentos negativos ou hábitos e métodos de estudo ineficazes que afectem negativamente o seu rendimento escolar.

2. Proposta de Alunos para as Sessões Individuais

O Aluno seria encaminhado para estas sessões por indicação do Director de Turma, de um Professor ou a seu próprio pedido.

3. Tempos e Horário das Sessões

Esta actividade será realizada nos tempos não-lectivos. Como tenho 20 tempos lectivos, o tempo para esta actividade será pouco, pelo que julgo útil afectar mais dois blocos, em particular tendo em conta que é de apoio directo aos alunos. Caso não seja possível afectar esses blocos, a actividade passará a ser apenas para os alunos das minhas turmas.

As sessõss individuais terão a duração de 30 minutos.

4. Objectivo Geral

Os Alunos passam muito tempo na Escola, pelo que uma parte importante do seu desenvolvimento e socialização acontece aí. Acresce que devido às exigências profissionais e à falta de tempo dos Pais, a Escola é chamada a desempenhar tarefas que tradicionalmente pertenciam à família, nomeadamente, no apoio ao processo de construção duma identidade equilibrada e à interiorização de valores. Este problema acentua-se com situações de divórcios e de rupturas familiares.

Seria desejável que a Escola pudesse dar algum apoio individual e personalizado a alunos desorientados e confusos, assim como àqueles que, simplesmente, não são capazes de adquirir hábitos de estudo eficazes ou têm uma atitude negativa em relação à Escola.

Esta actividade que proponho pretende ser uma primeira abordagem para minimizar este problema na nossa Escola.

5. Enquadramento dos Problemas

Ao longo do ano lectivo de 2006/07 vários alunos, evidenciando instabilidade emocional, tentaram falar comigo em busca de apoio. Creio que essas iniciativas se deveram à minha atitude para com eles na sala de aula e também por saberem que eu dou consultas de orientação e aconselhamento.

Apenas me foi possível falar brevemente com esses alunos nos intervalos tentando dar-lhes uma palavra de apoio e alguma orientação.

Os problemas que identifiquei, e para os quais a minha proposta pretende trazer solução, foram aos seguintes:

Problema 1.

Alunos perturbados com problemas pessoais ou familiares que afectam o seu estudo e o seu rendimento escolar.

Problema 2.

Alunos com atitudes e comportamentos negativos em relação à Escola e na sala de aula.

Problema 3.

Alunos sem hábitos e sem métodos de estudo eficazes, com baixo rendimento escolar.

6. Objectivos Específicos

A actividade que proponho pretende responder aos três problemas enunciados procurando alcançar os seguintes objectivos:

Objectivo 1.

Dar apoio e orientação para Alunos evidenciando problemas pessoais, ajudando-os a encontrar algum equilíbrio, a re-focalizarem-se nos aspectos positivos e na Escola.

Objectivo 2.

Mudar as atitudes e os comportamentos negativos em relação à Escola ajudando os Alunos a reflectirem sobre a educação e a compreenderem a sua importância nas suas vidas.

Objectivo 3.

Ensinar como adquirir hábitos e métodos de organização e de estudo que permitam aumentar o rendimento escolar.

7. Competências a Utilizar nas Sessões

Tenho uma Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga e um Mestrado pelo Departamento de Estudos Culturais de Bath Spa University.

Leccionei Psicologia ao 12º ano durante os últimos sete anos a todas as turmas da Escola Secundária de São João do Estoril. Aprofundei particularmente a área da Aprendizagem, Memória e Desenvolvimento do Adolescente.

Fui convidado em 1990, na sequência dos resultados obtidos nas Disciplinas Pedagógicas durante o estágio, para leccionar Filosofia da Educação na Universidade do Minho, que não aceitei por não querer viver em Braga.

Dou consultas de Orientação e Aconselhamento desde 1990 em várias clínicas e tenho colaborado com Psicólogos e Psiquiatras, com a Alubrat-Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal, onde dei conferências e cursos. Dou também um tipo de consultas direccionadas para orientar os Pais relativamente aos problemas dos seus filhos.

8. Meios Necessários

Para realizar esta actividade, para além dos tempos não-lectivos e de mais um ou dois blocos dos tempos lectivos, apenas precisarei de usar uma pequena sala onde possa falar tranquilamente e em privado com os Alunos.

A aceitação desta minha proposta implica que não me serão atribuídas outras tarefas (nomeadamente aulas de substituição e direcção de turma) para além das actividades lectivas e desta actividade de Apoio Pessoal e Orientação Pedagógica.

9. Outros Intervenientes

Suponho que não se encontram na Escola outros professores com a minha experiência ao nível das consultas, ainda assim, creio que poderá haver outros professores interessados e com uma experiência pessoal e pedagógica valiosa que desejem participar nesta actividade. Nesta eventualidade, estou disponível para coordenar o grupo que possa vir a formar-se.

10. Nota Quanto à Natureza da Actividade

Esta actividade é de apoio pessoal, de construção da cidadania, de orientação ética e pedagógica, não é psicoterapia nem visa resolver problemas psicológicos ou emocionais. No caso desse tipo de problemas virem a ser detectados, os alunos serão encaminhados para os serviços de saúde competentes.

Igualmente, durante o decurso da actividade, poderei detectar e ser confrontado com problemas sociais e económicos, negativos para o rendimento escolar dos alunos e causa do seu eventual abandono, que também não terei meios para solucionar.

Lisboa, 11 de Junho de 2007

E-mail | joseprudencio@sapo.pt